Amigos de perto e de longe....

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cuidado com os Rótulos!!


RÓTULOS! FÁCIL PARA QUEM OS COLOCA, MAS MUITO DOLOROSO PARA QUEM  RECEBE!

Quando rotulamos alguém não costumamos atentar para o que a pessoa realmente é, ou o que sente. Normalmente as pessoas que costumam ser alvo de Rótulos, são apenas sinceras demais, talvez um pouco "diferente" dos demais, e isso costuma incomodar os que se acham "perfeitos".
Se começamos a nos referir a essas pessoas como  "malucos", "doidos" , "obsessivos", "burros", "lesados"... enfim gente, a lista dos "rótulos" não tem fim, o resultado é muito sofrimento  para a pessoa "rotulada", pessoa esta, que deveríamos amar, ajudar e não "temer" e "rotular".
Rótulos são conhecidos também como "estigmas". As pessoas estigmatizadas passam a ser reconhecidas pelos seus aspectos negativos, o que não pode ser confundido com um diagnóstico médico, mas sim, apenas PRECONCEITO!
Normalmente pessoas que tem o hábito de "rotular" outras pessoas, fazem isso porque de alguma forma sentem-se ameaçadas por elas,e ao invés de praticar o amor, praticam a injustiça. 
Por causa desse mal que  muitos de nós fazemos as pessoas, rotulando-as, elas passam a ser tratadas com desrespeito, desconfiança ou medo, perdendo até oportunidades de crescer.Sim,perdem oportunidades, porque a pessoa que a rotulou de "doida","obsessiva" ou "maluca" já influenciou outros a fazê-lo também! 
A discriminação ocorre  quando se pratica um "movimento" insano contra uma pessoa,e ela passa a ser tratada de forma desigual ou injusta, a ser vista como uma pessoa "perigosa".
Vamos nos atentar para o fato de que todos nós SÃOS OU NÃO,em diversas situações desta vida poderemos apresentar comportamentos "estranhos", ou  reações "exageradas" diante das mais variadas situações do cotidiano, o que não significa que estamos com "alguma doença", nem que vamos desenvolver uma! Muitas reações podem ser apenas reflexo de um momento especial da vida, como "desemprego", "solidão", "luto", ou alguma "dor extrema". E não é a "regra" da vida daquela pessoa, mas sim a "exceção!"
Mas se mesmo assim, você perceber um comportamento "diferente" em uma pessoa de seu convívio, o primeiro passo não pode de forma alguma  "rotulá-la" , passar a temê-la ou sentir-se inseguro(a) diante das reações dela.
Meu apelo : Não deixe que coisas simples tomem uma proporção maior do que realmente são, ou que antecipem problemas que nem existem. E meu irmão, minha irmã, mesmo que esses problemas existam, NÃO PERMITA QUE ELES SEJAM UMA BARREIRA, POIS DEUS OFERECE MUITAS OPORTUNIDADES, MESMO NAS MAIORES ADVERSIDADES.Então por favor:
Não julgue, AJUDE!
Não odeie, AME!
Não despreze, ACOLHA!
Não tenha medo, AJA COM BONDADE! AJA COM GRAÇA!


Com o amor de sempre
Marly
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que Deus seja com você! Obrigada pelo carinho...seu comentário é importante para mim!